20/05/2024
Noticias

Jovens relatam experiências ao vivenciar Solenidade de Corpus Christi

Por todo o território da Diocese de Ponta Grossa, jovens das paróquias, movimentos e grupos juvenis participaram ativamente da solenidade de Corpus Christi neste ano de 2022 – retomada das ações presenciais após dois anos. Na confecção dos belíssimos tapetes por onde a procissão passou foi onde eles se doaram não só fisicamente, mas com o coração aberto para a vivência como Igreja Sinodal.

Nas paróquias, capelas, comunidades e regiões centrais dos municípios, pôde-se observar o bonito trabalho realizado por todos os agentes de pastorais, em especial da juventude, que com suas comunidades de origem, embelezaram o passeio do Santíssimo Sacramento. A experiência foi significativa na vida de muitos deles.

A jovem Roberta Portella Marçal faz parte da PJM do Colégio Marista Pio II. Ela participou pela primeira vez da confecção dos tapetes, em Ponta Grossa. “Foi minha primeira experiência com a procissão e a confecção dos tapetes num geral e foi simplesmente incrível, eu conheci novas pessoas, conversei com pessoas que não conversava fazia tempo, cansei também, é claro, mas acima de tudo me diverti muito. Foi um momento incrível que com certeza vou querer repetir nos próximos anos”, destacou.

“Foi uma experiência maravilhosa, estar junto daqueles que amamos, desfrutando daquele momento no qual estamos mais próximos de Cristo. Este foi meu primeiro ano participando, mas espero que tenham vários outros que eu possa aproveitar o trabalho em equipe, os olhares e sorrisos, o motivo que estamos ali, estendendo esse tapete de uma nova caminhada”, comentou o jovem Andrew Gabriel Muller Gonçalves da Silva, que também ajudou nas atividade em Ponta Grossa.

Para Paloma Lacerda, da Pastoral de Adolescentes, “é uma alegria saber que, mesmo estando dois anos somente organizando eventos online – que tinha motivos para afastar os jovens – existe o comprometimento e animação por parte deles para levantar cedo, trazer um amigo e como a gente diz e ‘sujar as mãozinhas com a PA’. A gente tem provas de que a juventude vive em comunhão quando vemos jovens de várias paróquias e grupos participando dos eventos com a Pastoral”, disse.

Em Irati, na comunidade de Guamirirm, para Andy, do grupo de jovens JOVAC, da Capela São Pedro, nem mesmo levantar bem cedo intimidou os jovens a participar. “Todo esforço tem sua recompensa, até o de acordar às 2h da manhã. É muito gratificante para nós e para Deus mais ainda”, enfatizou a jovem.

Texto: Bárbara Gardin/Assessoria Setor Juventude
Fotos: Divulgação dos grupos